166 – O que é filme bom para você?

Me responda sem pensar muito, “o que é filme bom para você?”

Te pergunto isso, porque estava conversando com um amigo meu sobre as premiações do Oscar desse ano, e não me lembro de como chegamos em tal ponto, mas virei pra ele e disse: “Por que a academia não abre novas categorias?” Ele me perguntou quais eu gostaria de ver. Particularmente seria uma boa ideia, abrir uma categoria para atores com captura de movimento, ou até mesmo uma categoria para blockbuster`s .

Independente de tudo isso, fiquei pensando numa velha “briga” entre cinéfilos e seus gostos. Muitos gostam do tal chamado  filmes “cults”, esses são os filmes artes e na maioria das vezes são os grandes ganhadores de Oscar`s. Outros já preferem os grandes blockbuster, os grandes ganhadores em bilheteria. Foi pensando nisso que eu te fiz a pergunta no começo, não importando de qual lado esteja, o que um filme precisa, pra você gostar dele? Na minha opinião por exemplo, um filme precisa me conquistar, dentro do gênero que ele me propõe, ou seja, se for um filme de ação ele precisa me envolver em uma trama com boas cenas de ação e um roteiro que prenda a minha atenção. Precisa me surpreender de alguma maneira. Se for uma animação, precisa me cativar, me emocionar dentro do seu enredo, dentro de sua história. Essa fórmula pode ser usada para qualquer tipo de filme.

Robocop - Paul Verhoeven (1987)

Robocop – Paul Verhoeven (1987)

Robocop - José Padilha (2014)

Robocop – José Padilha (2014)

Vamos pegar o novo Robocop (2014) do diretor brasileiro José Padilha por exemplo. Esse filme é uma espécie de remake, ele trás a ação aos tempos atuais, faz referência ao clássico de 87 do Paul Vehoeven e aborda novos conceitos. Um dos novos conceitos é a nova armadura futurista e de cor preta e a morte do policial Alex Murphy, antes mesmo dele se transformar num ciborgue. Muitos dos fãs criticaram o filme falando que não gostaram e muitos outros já adoraram. Ao meu ver, ele não é um filme perfeito, mas é longe de ser ruim. Tem boas sequências de ação, algumas cenas um tanto dramáticas com ênfase no roteiro (cena do primeiro encontro com o filho), agulhadas na politicagem americana, entre outras coisas. Se é para dar uma nota de 0 a 10, ele pode ficar entre o 6 e 7 fácil, fácil.

Então eu te dou uma dica, não que eu seja expert no assunto. Antes de você sair criticando um determinado filme, procure entender o que ele te propõe. Analise seu roteiro, sua história, faça uma análise das atuações dos atores, procure por referências, dentre outras coisas. E se for o caso, assista mais de uma vez. Tenho certeza que sua percepção aos filmes ficará cada vez mais afiado.

Deixe seu comentário no campo abaixo e diga o que faz você gostar de um filme. Então curta a página do CineCassila no Facebook e conte a sua maneira de analisar filmes. Facebook: https://www.facebook.com/CineCassila

Sobre CINECASSILA

Aqui no CineCassila você pode encontrar as maiores curiosidades de Hollywood, além de conferir fotos e trailers dos lançamentos mundiais.

Publicado em 05/03/2014, em Postagens e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário