157 – O Audiovisual na Cidade de Guarulhos

Paulo H. S. Cassila

Apesar de ter nascido em São Paulo, eu me sinto 100% Guarulhense, pois à 26 anos sou residente dessa cidade. Como todas as outras, não é uma cidade perfeita, mas apesar de seus problemas, eu a amo de coração. Uma das coisas que gosto bastante em Guarulhos, são os seus projetos e eventos culturais, onde profissionais de várias áreas, reservam um pouco de seu tempo para ensinar jovens em diversos tipos de oficinas como: audiovisual, música, teatro, pintura, esculturas, entre outros – tanto que há dois centros educacionais chamado “Centro Municipal de Educação Adamastor”, localizados no centro e no bairro dos Pimentas.

Centro Municipal de Educação Adamastor

Centro Municipal de Educação Adamastor

Mas apesar de todas as áreas educacionais na cidade, uma que ganha bastante destaque é o crescimento do audiovisual com a criação de vários grupos de produção como: Camafeu Filmes, NIC – Núcleo Integrado de Cinema, Vídeo Fazedores e Barreto Filmes. Além desses grupos estarem em atividade, você encontra grandes nomes do audiovisual na cidade como André Okuma, formado em cinema na cidade de Santo André e que é o diretor dos curtas “Amor Noturno” e “Voo da Borboleta” realizados na cidade, além de ser o responsável por várias oficinas culturais.

Entrevista com André Okuma realizada pelo grupo Vídeo Fazedores.

Trailer do curta “Voo da Borboleta”.

Cartaz de divulgação - Voo da Borboleta

Cartaz de divulgação – Voo da Borboleta

 Curta metragem “Amor Noturno”.

Além do diretor André Okuma, nomes como Thiago Barreto e Marina Pinto, são muito importantes para o audiovisual na cidade de Guarulhos. Thiago Barreto é o presidente do “Instituto EcoMund Arte Vida” e o diretor do longa metragem “AeroPonto”, projeto do próprio instituto, Barreto Filmes e NIC-Nucleo Integrado de cinema, feito a partir de oficinas de cinema e doações voluntárias, junto com a parceria da Prefeitura Municipal de Guarulhos e Secretaria de Cultura. Barreto também é colaborador e instrutor em grupos de atores. Marina Pinto é “Conselheira Municipal de Cultura do Audiovisual” na cidade de Guarulhos além de formar uma parceria com o próprio Thiago Barreto. Abaixo está o trailer de “Aeroponto”.

Trailer do longa metragem AeroPonto – Dirigido por Thiago Barreto.

Mas não é só de cinema que vive a cidade de Guarulhos, porque bandas como “Imaginário Mundo de Haroldo” e “Savant Inc.” também usam o audiovisual para realizar a divulgação de seus projetos e o grupo “Vídeo Fazedores” foi o grande idealizador  pelo documentário “ID: Impressões Digitais”.

IMAGINÁRIO MUNDO DE HAROLDO

Imaginário Mundo de Haroldo - Guarulhos

Imaginário Mundo de Haroldo – Guarulhos

Imaginário Mundo de Haroldo

Imaginário Mundo de Haroldo

 

SAVANT INC.

Savant Inc. - Guarulhos

Savant Inc. – Guarulhos

Savant Inc.

Savant Inc.

 

Trailer do documentário ID: Impressões Digitais realizado pelo grupo Vídeo Fazedores.

Eu mesmo sendo um adorador de cinema e morador de Guarulhos, sinto um enorme orgulho por ter pessoas tão talentosas  e que representam essa cidade. Por todas as pessoas citadas e por cada um envolvido em todos os trabalhos, deixo aqui os meus parabéns e que o audiovisual na cidade ganhe cada vez mais destaque.

Curta a página do CineCassila no Facebook: https://www.facebook.com/CineCassila

Sobre CINECASSILA

Aqui no CineCassila você pode encontrar as maiores curiosidades de Hollywood, além de conferir fotos e trailers dos lançamentos mundiais.

Publicado em 07/11/2013, em Matérias, Trailers e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: